quarta-feira, 30 de março de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

PROGETO- MEMÓRIA DE FAMILIAS TRADICIONAIS DE PENEDO

Coordenadora: Rachel Rocha

Relatório da Viagem de 23 de março de 2011

No dia 23 de março de 2011 ocorreu a quinta viagem para Penedo-AL. Por volta d 9h cheguei à cidade. Dirigi-me para bairro Alcides Andrade, par entrevista um personagem do Carnaval de Penedo. Conheci uns dos fundadores da Batucada Unido do Bairro, o senhor Eronilde.

As 10h foram em direção ao Cemitério São Gonçalo do Amarante. No mesmo momento encontrei trabalhadores no Cemitério. Conversamos sobre o assunto da importância do espaço, além disso, me pressionou foi o nível de informação que eles têm sobre a historia do jazidos .

Marcos: ‘’ – eu conheço os túmulos das pessoas importantes tô aqui vendo os coveiros contar historia sobre os mortos deste lugar...

Marcos: a igreja não toma mais conta deste lugar.

Foi com estas palavras do trabalhador que estava no Cemitério, percebi que eu que aprofundar ainda mais as leituras. Por que ‘’ é muito historia para pesquisar. Além disso, o tempo ajudou pouco.

Por volta das 11h 30 dirigi-me ao Colégio Imaculada Conceição, o mais tradicional da cidade. Chegando ao Colégio falei com professora Josineide e tive uma grande surpresa, o projeto já esta sendo operacionalizado na cidade, isto é, o resultado brotou a partir da comunidade. Falamos horas sobre como poderíamos expandir tal perspectiva do projeto.

Por volta das 14 h 30 foi ao Pólo Da Ufal encontrei com Profº Sandro, Coordenado Curso de Turismo, foi dialogo repleto de informação, por que ele indicou professores que poderiam passar maiores informações. As 16 h entrei em contato com Filipe integrante da Empresa Junior de Turismo- way turismo. Foi fundamental, pois apoiaram extensão deste projeto na cidade.

As 16 h 50 saímos de Penedo. O objetivo desde projeto foi deu seu ‘’ponta pé inicial pela comunidade ‘’.

Um comentário: