segunda-feira, 20 de junho de 2011

Penedo aos ‘’olhos ‘’ de Dirceu Lindoso

‘’ A ausência do negro escravo democratizou a sociedade do pastoreio são franciscanos ‘’

Porto- cavense Lindoso. Dirceu nasceu em Porto Calvo. Tem como foco-Formação de Alagoas Boreal - título de sua obra. Contemplou o três polos de formação de Alagoas tais como: Penedo, Porto Calvo e Santa Luzia do norte.

A historia de Alagoas não está apenas nas beiras das margens, mas partem da perspectiva históricas tais como: expansão europeia, mercantilismo e historia da conquista.

A cartografia do lugar

As terras de Alagoas estão localiza no sul de Pernambuco: do rio Una, ao rio São Francisco e ao rio Santo Antônio Grande. Destacando-se neste texto a cidade de Penedo (pars meridionais). MAS PORQUE BOREAL?-Porque está ao lado norte do oceano atlântico.

Dentro destes três já mencionados temo sem destaque neste texto a cidade de Penedo, fundada em 1570. MAS O QUE PENEDO TEM EM COMUM DOS OUTROS POLOS?

Primeiramente está no seu espaço físico, além disso, Penedo tem um terro fluvial que possibilita a navegação. Em seguida com terreno (savana), na qual possibilitou a expansão das fazendas e currais. A característica da sociedade de pastores, vaqueiros-proprietários de terras. Segundo autor caracteriza a sociedade local como: ‘’Penedo é, pois um polo de colonização fluvial ‘’ (p: 39).

Qual característica da cidade de Penedo que difere das outros polos? Como o autor responde estas questões?

· ‘’ ausência de escravidão’’

· Destaca-se pela violência desencadeia contra índios tais como: (ao cristianismo pelos padres franciscanos da Missão Francesa), (ação dos colonos pastores).

Veja nas palavras do autor: ’’ O polo penedense conheceu em três séculos, um lento processo formativo’’.

Assim, Alagoas passou por dois modelos de colonização: Penedo baseado no pastoreio, ou seja, teve seu modelo mais democrático. Enquanto, os outros polos tiveram o modelo escravista, ‘’plantion’’.

Por fim outra característica está na presença do boi como cultura local se instalou , na qual os índios não conhecia

Determinado pela formação histórica do lugar a ‘’ fricção inter- ético, entre índios, branco gerou um mistura, na qual denominamos mamelucos, constituindo assim ‘’ cara da cidade de PENEDO’’ como reflexo do índio, que já ali estava do branco colonizador e negro, que não presenciou tanta violência como em outros polos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário