quarta-feira, 14 de maio de 2014

Biografia

Diocesano de Penedo,localizado na Pc. Largo de Fátima, situado  na cidade de  Penedo-AL, no baixo  São  Francisco. Ligada  a rede privada, que vai  da Educação Infantil, fundamental e médio.  Também associada  a Diocese  do  Colégios  do Nordeste (ACODINE). Inicialmente chamado de Ginásio  Diocesano, foi fundado em  12 de março de 1944, pela autoridade do Bispo Fernando Gomes  dos Santos,  como patrono  do  novo educandário e a proteção de São José , escolhido como patrono do novo educandário 
Dom Fernando Gomes dos Santos chegara  a Penedo para substituir o primeiro Bispo da Diocese, Dom Jonas Araújo Batinga que havia falecido em 1940, e assumindo  o posto que lhe fora designado, no dia 9 de maio  de 1943, cogitou, de imediato, a fundação de  um Estabelecimento de Ensino Secundário para os estudantes  do sexo masculino, pois  na cidade  só  havia o Colégio Imaculada Conceição dirigido pelas irmã Franciscana Hospitaleiras da Imaculada  Conceição e que atendia jovens  de ambos  os  sexos. 

Ação pioneira de Dom Fernando Gomes  foi  muito bem aceita, pois oferecia  aos jovens  da cidade  um serviço  educativo inspirado  no Evangelho, preparando-os para vida  e habilitação ao trabalho.




No início da sua história, o  novo  estabelecimento  de ensino recebeu  todo  o apoio  da população  e o  Senhor  Bispo adquiriu  um imóvel  situado  na Rua  Siqueira Campos, nª 187, no centro  histórico da cidade de Penedo-AL, tratando logo de reformar  o prédio para a atender ás exigências ministrais. 
Com o crescimento do número de alunos mudou-se para  a sede onde hoje funciona a Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto e, posteriormente, foi transferida para o Centro Vocacional, atual sede do Colégio  Diocesano.

O  Padre  Luiz Ferreira Neto foi o primeiro diretor, auxiliado pelo Padre José Maurício da Rocha, então diretor espiritual do Colégio. Ao longo de  70 anos, vários padres  e leigos estiveram á frente  como diretores, coordenadores  e professores. Assim, várias gerações foram educadas, semeando-se o Evangelho no  coração das crianças, adolescentes e jovens, apontando caminhos de crescimento crescimento pessoal, acadêmico e de compromisso  com a sociedade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário