terça-feira, 17 de julho de 2012

1 ª Contexto - Memorial . IR .Mª Clara de Jesus


CONTEXTO


Para mostrar-se em memória, Colégio Imaculada Conceição através de 100 anos de historia vem consolidar por meio de um Memorial – Irmã Maria Clara do Menino Jesus, tendo este título por sua homenagem a está grande Irmã que solidificou o sonho de Padre Frei Beirão.  As Irmãs franciscanas hospitaleira desembarcaram em terras brasileiras, assim unas das ‘’ filhas da caridade’’ aportou em Penedo-AL. Em 1913 na cidade histórica depois da viagem, de Portugal para o Brasil. No solo de Recife antes, a Madre Espírito Santo, ou chamado –Mãe Santa - com tamanha hospitalidade do povo de Penedo a convite de Comendador Manoel Gonçalves instala-se o Colégio Imaculada Conceição, localizada na Praça Jacome Calheiros. Em oportunidade os 100 anos do Colégio demarca cristalização da memória em fotografias, sons-imagem e acervo material que contam a historia das Ir. Franciscanas tendo como representante maior, Ir.  Maria Clara do Menino Jesus.
É nesta conjuntura do centenário, o compromisso permanente em preservar a memória através dos acontecimentos realisado no próprio colégio, pois quando recontarmos a historia do Penedo nas décadas de 1900 deve ter em mente que o Colégio Imaculada Conceição está inserido nesta historia. Tendo posse do material pesquisado, catalogado traremos elementos que contam a historia do Colégio na cidade do Penedo.
O que será exposto é parte que contam a trajetória das IR. Hospitaleiras em Penedo, tendo como foco o Colégio Imaculada Conceição sendo descrito pela sua fundadora Ir. Maria Clara de Jesus contando como seu sonho torna-se realidade, e que este sonho o colégio Imaculado está inserido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário