sexta-feira, 3 de agosto de 2012






 
 Apresentação (PARTE 1)

N. São cem anos de história.
- 2013, o Colégio Imaculada Conceição é parte da historia do Penedo.
-Em 1913 a cidade do baixo São Francisco recebe as irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.
- Em 4 de outubro será Inaugurado a Memorial Irmã Maria Clara do Menino Jesus.
Mas quem é IR. Maria Clara do Menino Jesus?
Qual a importância do Colégio Imaculada Conceição como patrimônio cultural educacional para cidade do Penedo?

- Para fazer parte desta história, o Memorial tendo o nome da fundadora em homenagem a Irmã Maria Clara do menino Jesus, que contará em recorte parte do sonho da sua Congregação sendo materializado na cidade do Penedo.
Para entender como as irmãs franciscanas hospitaleiras da Imaculada Conceição encontrarão em solo penedense base para formação cristã baseado da hospitalidade e solidariedade ao próximo.

-Para compreender melhor destacamos a Ordem franciscana, criada por São Francisco, ou melhor, como a terceira ordem franciscana na cidade do Penedo abraçou está Congregação.


- Mas qual relação do Convento De Nossa Senhora dos Anjos com o colégio?
- Estou  diante  do Convento  da  terceira  ordem franciscana secular, Nossa  senhora dos Anjos.
- É preciso  descartar está ordem  tendo  como fundador  principal – São  Francisco de Assis – biografia.
- Está ordem tem como padroeira -   Nossa Senhora dos Anjos.
-Além disso, é possível destacar as imagens da Nossa senhora da Conceição e Santo Antonio do Doutor da igreja. Este motivo veio pó ser um grande teólogo  da igreja  por sua inteligência  e pregador.
Neste convento recebeu os missionário franciscanos, que tem como missão os  primeiros  passas  da educação do  povo do Penedo.
-Em 19 de março de 1659 chegam os primeiros Franciscanos às margens do Rio São Francisco. Uns dos legados deixados foram Igreja e Convento localizado no centro da cidade de Penedo.  Sua construção foi realizada por etapas.
-É a partir da ordem franciscana secular de  mulheres que em mais  tarde  falaremos.


-Em 1976 a congregação completou 100 anos de existência.  Seu compromisso social, educacional baseado da fé. Com assinatura do Papa Pio IX aprova a Congregação, 27 de março.  Em 1900 o Papa Leão XIII aprova definitivamente as Constituições em 19 d novembro.
-Grandes foram os personagens que deram sua contribuição para mundo para Brasil cidade do Penedo.  Tendo como Colégio Imaculada Conceição parte da Congregação das Irmãs Francisca Hospitaleiras.
-Não há como falar do colégio sem mencionar duas figuras importantes, Padre Frei Beirão dos Anjos, Irmã Maria Clara do Menino Jesus fundadores da congregação.
 Pelos passos de São Francisco de Assis e Clara de Assis.  Está comunidade franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição.
No mundo, sua sede em Portugal.
- Brasil, Índia, Moçambique, Açores, Itália, Espanha, Califórnia.   Em Alagoas seis casa dentro de uma delas se refere ao Colégio Imaculada Conceição.
Localizada na Praça Jacome Calheiros, porém sua primeira sede foi próximo ao Convento.

Para entender a historia do colégio em Penedo é preciso destacar a Frei Beirão e Irmã Clara do Menino Jesus.
Em cidade do Penedo, a irmã do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário