quarta-feira, 3 de agosto de 2011

2º Apresentação

Através de um conhecimento direto e indireto o cemitério traz uma rede de possibilidade de se repensar sua função não apenas de deposito de corpos, mas pensar sua representatividade de conhecimento, além de dialogo maior com a sociedade. A experiência direta de ‘’ espaço de memória ‘‘, são também bens matérias e fenômenos cultura. Isso quer dizer que cada sociedade apresenta-se com uma determinada elaboração da relação entre a morte e o morto.

É necessário destacar a importância do patrimônio, devido aos bens matérias imaterial terias produzida pela nossa sociedade. Através da educação patrimonial, ampliará o conhecimento critico a experiência e descoberta destes bens. Segundo o autor fundamental tal idéia sobre a educação trinomial: ‘’a educação patrimonial é um instrumento de ‘‘ alfabetização cultural’’. Assim, esta análise base na possibilidade do indivíduo de fazer uma leitura do mundo que o rodeia. Entretanto, o patrimônio brasileiro não é apenas bens matérias, tais como: objetos históricos, artístico ou monumental, mas um patrimônio vivo, especificamente os rituais fúnebres e Dias de Finados. Portanto, o cemitério faz da paisagem da ação do homem, primeiro pela sua função social e cultural e também econômica. Por fim indagamos suas representações e projeções em tempos de ‘’ esquecimento fácil ‘’. Tais como: Como o cemitério é hoje? Como era este lugar de memória no passado? Que elementos do passado, no presente ver hoje no cemitério? Mas detalhes é só acessar o blog, ou e-mail:

fotos extraido:

http://memoriasdepenedo.blogspot.com/ memoriapenedo@gmail.com

Fotos extraido: http://www.flickr.com/photos/gus_fotografia/5813558151/sizes/l/in/photostream/

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