sexta-feira, 23 de julho de 2010

Continuação 2º Viagem para Penedo AL- 10-07-2010

Por volta das 07h30 já estava acordado porque nesta manhã aconteceria à realização da foto no Cemitério da cidade como estava previsto no sábado. Sai da casa onde permaneci por pouco tempo, pois a agenda estava lotada de compromissos pela cidade, porque como tempo é curto na cidade tudo deveria está voltado para pesquisa. .Por volta das oito as começou a chover, colocando assim como seria aquele dia de mais chuva, fui ao encontro do Sr. Breno e sua esposa. Pois ele foi que me indicou os lugares que projeto deveria encontrar, além de ter me recebido muito bem. O grande momento ficou por conta da visita ao Cemitério, pois dentro estava além de várias bases para fotografia, tal como minha memória devida pelo fato de dentro deste espaço está sepultada os restos mortais de ente muito querido. Dentro desde projeto está intrinsecamente se cruzando com a busca de minha identidade pelo simples fato de ser da cidade de Penedo com realização deste projeto na busca da historia de vida das pessoas importantes na cidade. Por outro lado, a pesquisa resume numa tentativa de valorização da tradição da historia de vida das pessoas desta cidade, além de ser um elemento fundamental da Identidade da cidade de Penedo que está passando por um processo de revitalização Patrimonial da cidade. Assim, este Projeto de Memórias de Famílias Tradicionais de Penedo, é também uma tentativa de trazer, valorizar questionar sobre a desvalorização da historia, da tradição. Pois está na base dos debates entre o mundo contemporâneo. Voltando a pesquisa de campo, deparei-me com o Cemitério da cidade, o tempo chuvoso logo de inicio não deu trégua, pois parece que o meu pedido foi aceito. O sol resolveu aparecer, as fotos foram sendo realizadas. Antemão... Aviso está fotos foram um pré - ensaio sobre as fotos que serão publicados - com o título - Memória, arte e Cultura, mas é só provisório. Trabalho que será realizado por mim e meu companheiro de trabalho. Ao termino do trabalho de campo, após a realização das fotografias, fui à Casa do Penedo, na qual fui recebido pelo Francisco que apresentou- me o Drº Sales. Alberto. Neste momento estava diante do ilustre da casa, não sabia que ele estaria naquele minuto na cidade, mas que me suprendeu foi à simplicidade e como ele olhou o Projeto, fiquei até ansioso de tantas informações que estava na minha frente tais como: livro, fotos, registros fundamentais para compor a pesquisa. Percebi que a cidade está repleta de historias, lugares, documentos, fotografias, mas acima de tudo as pessoas estão lá para eu contar historias e muitas historias fascinantes, pois também a ‘’ a memória de uma cidade é também um Patrimônio Imaterial cultural’’(Alberto. M.Fereira, 2010) É hora de ir embora, mas a sensação de agenda cumprida na cidade. Só resta esperar para próxima viagem. Maceió lá me vai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário